segunda-feira, 29 de junho de 2009

ATIVIDADE 2.5: Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Tema: Queremos um ambiente inteiro e não um meio ambiente

Ao terminar a atividade o aluno deverá ser capaz de:
o Conhecer os diversos tipos de poluição.
o A importância do meio ambiente em nossa vida.
o O que devemos fazer para preservar o nosso planeta.
o As maiores causas de destruição do meio ambiente.
o Navegar em ambientes hipertextuais, usando navegadores comuns.

Etapas:
1ª Conversa informal sobre o meio ambiente, observando o conhecimento já adquirido de cada um sobre o mesmo.
2ª Leitura de um texto sobre a destruição e preservação do meio ambiente.
3ª Observação de figuras sobre poluição e preservação, na internet, utilizando o notebook na sala de aula.
4ª Exibição do filme “Madagascar 2”.
5ª Visita ao laboratório de informática educativa, para navegar e pesquisar sobre o filme assistido.
6ª Criação de um texto coletivo sobre o que entenderam do filme.
7ª Ilustração do texto criado, transformando em um livro.

Desenvolvimento
Dando continuidade ao assunto Meio Ambiente, os alunos do 3º ano de escolaridade, da 1ª fase do Ensino Fundamental, assistiram ao filme “Madagascar 2”.
Após o filme, os alunos construíram, coletivamente, um texto resumido sobre o que haviam entendido.
O texto coletivo foi dividido em páginas e transformado em um livro, onde cada aluno ilustrou a sua maneira.
Em uma outra atividade, os alunos foram divididos em duplas, no laboratório de informática, onde, com orientação, puderam aprender como navegar pesquisar sobre o filme assistido utilizando os hipertextos e hiperlinks encontrados.
Foram utilizadas como ferramentas de pesquisa o “Google” e o “Youtube”, onde os alunos puderam ler: a sinopse do filme; o tempo de duração; elenco; assistiram ao trailler e ao vídeo musical do filme.

Competências:
o Reconhecer o papel das tecnologias, bem como a importância na vida dos seres humanos.
o Identificar os seres vivos e não vivos ao seu entorno
o Reconhecer e entender a relação da dependência (cadeia alimentar) entre os seres vivos.

Recursos utilizados:
o Livros (textos e figuras)
o Notebook (internet)
o Computadores do LIE (internet)
o Data Show
o DVD

Avaliação: Cada aluno deverá ilustrar, em forma de livro, o texto coletivo sobre o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário