Hipertexto é como o próprio nome diz algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.
Se tomarmos como exemplo a Internet, cada website é um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.
Segundo Ramal em:
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm
Partindo da idéia de que o computador mudou nossa maneira de ler e escrever, o autor faz algumas reflexões sobre o hipertexto como um novo espaço de escrita. O hipertexto, pela sua natureza nãoseqüencial e não-linear, afeta não só a maneira como lemos, possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, diminui a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo; do outro, faz com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e a autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.
Luiz Antônio Marcuschi
Universidade Federal de Pernambuco em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v4n1/f_marcuschi.pdf
O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circulares por todo o mundo.
O hipertexto só existe para o leitor depois que o computador o exibe e cada ato de leitura pode então funcionar como recriação (quer no sentido de criar de novo quer como divertimento) textual.
Carlos Reis em:
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm
Concordo com os três textos lidos, porém Hipertexto para mim é um atalho para se conhecer documentos relacionados ou não com o assunto em questão. Vai muito além do texto lido é uma nova janela ou página que nos dão suporte para novos conhecimentos, enfim um leque de informações.
Aparecida Goretti F. Hipólito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sua observação sobre o fato de nem sempre o hipertexto estar relacionado com o assunto em questão, foi importante. Em outras definições dos colegas, isso não tinha ficado bem claro.
ResponderExcluir